quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Nataaaaaaaaal!


O Divã Rosa Choque deseja a todos
um Natal beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem gostoso!!!

Bjões!!!!!!!!!!!!!
Anna O. (mto bêbada)
Marie Curie (tostando na praia)
Andreas Ribeiro (onde andará?)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Psicolorgia V – Condicionamento Operante Masculino

Condicionamento Operante faz parte da linha Cognitivo-Comportamental e foi desenvolvido por Skinner, que se dedicava a estudar o comportamento humano, portanto estudar aquilo que poderia ser visto e observável e não questões subjetivas (como o Inconsciente psicanalítico).
Condicionamento Operante é a forma de se alterar uma resposta emitida por um sujeito através de um esquema de reforçamento e punição.
Entendo-se por reforçamento tudo aquilo que faça com que o comportamento aumente de freqüência, ou seja, que ele ocorra mais vezes
E Punição seria tudo o que faria com que o comportamento diminuísse de freqüência.

Pensando nisso através de uma conversa da faculdade, falávamos sobre maridos (namorados) e suas assiduidades nas tarefas do lar e então surgiu a idéia de como fazer o seu par ser mais eficiente e prestativo nas tarefas domésticas: Condicionamento Operante para Homens.

É quase a mesma coisa que se fazem com os ratinhos e os ensinam a beber água sozinhos e passar para o lado certo do labirinto, mas enfim, como fazer isso com o rapaz?

Bom, para os rapazes que não ajudam quase nunca em casa, a idéia é começar fazendo um esforço para que ele faça qualquer coisa e quando ele der uma ajuda, lavar uma louça ou passar um pano numa mesa, você deverá reforçá-lo. Para um bom começo alguns elogios como “muito bem”, “me ajudou bastante”, “assim fica mais fácil gostar de você” ou qualquer outra coisa assim.
Se em algumas vezes que ele ajudar o reforço não mostrar rapidamente eficaz, comece a punir quando ele não te ajuda. E ae as formas podem ser diversas, desde ficar “de bico” até a falar mal dele por não ter ajudado, até chegarmos a coisas mais fortes, como deixá-lo sem um presente naquela data especial, não ir na casa da mãe dele ou qualquer outra coisa que o afete (eu sei que aqui a Marie diria pra você fazer Greve de Sexo, essa é uma ferramenta muito poderosa e perigosa rs)
Tudo isso para que ele apresente o comportamento desejado (te ajudar em casa).
Para os que já ajudam bastante, é manter pequenos reforços quando ajudam e já partir para as punições quando eles ficar “de preguiça” pra que ele não perca o bom comportamento.

Eu usei como referência para ele ajudar em casa, porque foi com essa idéia que o post surgiu, mas isso pode servir para qualquer outro comportamento que deve se manter (ou sumir) e também serve para as meninas.

Espero que tenha sido útil à vocês.


Beijos
Andy

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Leituras: Loucas de Amor - Mulheres que Amam Serial-Killers e Criminosos Sexuais


Esse livro me despertou o interesse mesmo sem eu ter lido. O interesse do autor em tentar entender o fascínio que as mulheres sentem por esses criminosos acabam por estimular uma discussão sobre o que as motivam a ter uma visão romântica de um homem perigoso. Tá, vocês podem começar a falar: Aii credo! Que tema, hein Marie?! Mas eu acho que esses criminosos são um extremo de uma escala de homens que não deveríamos nos aproximar.

O que faz as mulheres se apaixonarem por um cafajeste? Um traidor sem conserto? Ou um homem violento? São perguntas que me levam a pensar o poder que uma mulher tem de romantizar, perdoar, ignorar muitos defeitos que se ela visse com outra mulher, reconheceria facilmente. Eu quero ler esse livro com um olhar sem pudores: em vez de questionar a atitude da mulher, sacrificando mulheres em diferentes relações de submissão e opressão, tentar entender seus motivos.

Por que essas mulheres que estão nessa situação se isolam do mundo frente à incompreensão das pessoas à volta com um "eles não me entendem", o que gera desconfiança e, principalmente, fecha o canal para que elas peçam ajuda. O roteirista gaúcho Gilmar Rodrigues partiu para a busca das moradoras em suas casas e para plantões nas filas dos dias de visita íntima. Rodrigues descobriu que há mulheres de todo tipo dentre as que escolhem se relacionar com os "Jacks". Universitárias e analfabetas, bonitas e feias. "Quanto mais perigoso, sanguinário e sexualmente predador, mais elas desenvolvem uma visão romântica deles", conta.

O mais curioso é que esse mergulho nesse mundo foi descrito nao somente com o texto, mas com quadrinhos: o que permite uma liberdade na forma que é interessante e convida a nós, leitoras, a imaginar uma realidade diferente com ele. Quero mesmo ler esse livro!

Mais info na reportagem da FOLHA e no UOL

Título:Loucas de Amor - Mulheres que Amam Serial-Killers e Criminosos Sexuais
Autor:Gilmar Rodrigues
Editora:Ideias a Granel
Quanto morre:R$ 32

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Cuidado Parental (ou: por que você pode mais)


Eu estava para escrever esse post faz tempo. Os mais chegados sabem que eu sou bióloga formada e tudo, o que de acordo com o Andreas só serve pra concorrer pra vaga na Eliana, hunf! Mas eu tenho a teoria que muitos dos nossos comportamentos são originários de padrões biológicos ancestrais. Por isso eu defendo sempre que, num relacionamento, quem dá o sinal de interesse primeiro é a mulher, mesmo que inconscientemente. Olha só por que: nós mulheres somos biologicamente responsáveis pelas crianças, e não o homem. Por isso podemos engravidar de poucas crianças de uma vez (somente o que é possivel cuidar) enquanto um homem pode fertilizar todas as mulheres do mundo! Além disso, temos um número contado de óvulos que nascemos com eles, enquanto se os homens tivessem o mesmo número contado teriam gastado todos os espermatozóides em alguma revista na puberdade. O investimento da mulher é, assim, muito maior que a do homem. Isso é o investimento parental. Tá, e você com isso? Simples! Você vai lááá, demoora um tempão pra amadurecer seus belos óvulos, quando engravidar vai perder um tempão da sua vida só cuidando da criança, e você vai deixar qualquer um fertilizar seu óvulo? Nananinanão!

É a mulher que dá o ritmo do relacionamento, pois é através do cheiro, do comportamento e de outros fatores que a mulher demonstra que ela está no período fértil. A chance de um cara se dar bem na balada está diretamente relacionado com o período fértil da mulher em que ele chega. Tá, e de novo, o que você tem a ver com isso? Simples! Estou dando aqui mais um argumento para que você entenda, criatura de Deus, que ser mulher é uma coisa e tanto! Valorize-se, se nao pela sua auto estima, pelos seus preciosos óvulos!

Pois se é você que tem o maior gasto, você é que tem que escolher agir para ficar como cara que você quer! Nada de ficar esperando que ele chegue em você, enquanto você fica pacientemente esperando. Seja exigente, a biologia te permite, hehe!


E tem gente que ainda não gosta de biologia...


Bjos da Marie!
Ps: adoro esse videozinho! It's a romantic sperm, hauhauhau!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Maratona "Deitando no Divã" 16

Baseados nas maratonas televisivas nas quais você passa 4 horas assistindo o mesmo desenho ou seriado (para a felicidade de uns, infelicidade de outros, e pela falta de criatividade da emissora), nosso honrado blog resolveu lançar uma maratona do Deitando no Divã!Recebemos muitos casos nos últimos tempos e, para que mocinhas não arranquem os próprios cabelos, não roam unhas nem decapitem namorados, ex, peguetes e afins, está aberta a temporada de casos e mais casos!

Por Anna O., Andreas Ribeiro e Marie Curie

Caso 28: "Conheci o blog há pouco tempo, mas já me conquistaram! Enfim, já li, favoritei e agora estou compartilhando meus problemas. Estão de parabéns!
Então. Eu sou gótica. Adoro qualquer coisa que venha do post-punk, e, como sei que aqui no blog há amantes de metal, devem saber que metal e gótico são coisas muito diferentes e além disso, podem me dar algumas dicas preciosas...
Acontece que meu namorado adora metal! A.D.O.R.A! E eu até gosto muito de umas bandas de metal (as quais tenho a "sorte" de ele não gostar)... Acontece que nosso relacionamento de mais de dois anos vem se abalando com isso.
Ele sempre reclama que não gosto de nada que ele gosta, e eu sempre faço a mesma reclamação... Quase não temos nada em comum e isso irrita sempre à ele, e está passando a me irritar também. Não gostamos dos mesmos filmes (salvo algumas raridades); eu não gosto de RPG e isso parece uma ofensa pessoal à ele; eu não gosto de todas as "hordas" que ele gosta e ele não gosta de todos os meus "waves"...
Meu namorido é sempre um doce comigo, mas logo se livra de mim quando quer fazer algo que gosta...
Resumindo: Nunca temos nada para fazer juntos e sempre ficamos na mesmice!
Algumas dicas de algo que ambos iríamos gostar? Cineminha e ficar em casa comendo pipoca debaixo dos edredons já não adianta. Acho que, por causa disso, ele já está até perdendo o interesse em mim.
Como inovar, queridos?
Só para deixar a diferença evidente, comparem minha banda preferida com a banda preferida dele.

Moça, apesar de não conhecer muito sobre esses estilos, eu sei sobre diferenças em relacionamentos... e o quanto elas devem ser respeitadas. Meu namorado é metido a esportista e eu sou a sendentária-mor desse mundo... simples: respeito os gostos e necessidades dele e ele respeita as minhas. Ele não precisa ler artigos científicos comigo pra ser mais próximo de mim, basta estar ao meu lado no tempo q estamos juntos. Eu não preciso estar grudada nele o tempo todo, nem ele em mim. Acho q a questão é ter uma auto-confiança suficiente pra perceber que apesar das diferenças, pessoas namoram, casam... do mesmo jeito que pessoas praticamente siamesas se separam. Namorar alguém muuuuito igual é narcisismo puro... vc quer namorar vc mesmo! Aceitar o diferente é mais dificultoso sim, mas tb é uma atitude mais madura.
Uia, um caso Gótico-Metal no Divã!!! que legal!!! hehehe, mas voltando às suas questões guria, você não nos disse a idade de vocês, mas eu tendo a crer que são bem jovens, pois essa necessidade de identificação (com estilos musicais) e a não aceitação dos outros estilos é típica dessa fase, eu sei pois eu também era "banger" jogador de RPG e qualquer coisa que fugia disso tava fora de cogitação... portanto acho que o principal é isso que a Anna falou, não "impor" o estilo de um para o outro. Vocês podem criar momentos para fazer coisas que o outro não tenha tanto interesse, tipo "sabado de tarde não vamos ficar junto e cada um vai fazer o que gosta" e outra coisa é vocês "aceitarem" o estilo do outro, você pode não gostar das bandas que ele ouve, mas pode acompanhá-lo uma vez ou outra em algum show ou algum lugar que vai tocar metal e sugerir que ele faça a mesma coisa por você... deixem-se atingir pelas suas companhias mais do que por suas atividades.
Eu também curti um caso Gótico-Metal! Queria um punk, pra ver se eu me realizava, huahauha! Olha, acho que a única forma de vocês encontrarem algo em comum é os dois explorarem mais. Por exemplo, vc curte gótico? Ele metal? Pois comprem um CD de punk! Algo que é diferente para os dois e que ambos poderão ter novas opiniões juntos. Eu recomento Rammstein, que une bastante dos dois estilos no som, hehe (Tá, não faço mais crítica musical!). Mas a lógica pode ser aplicada pra tudo, pra teatro, qualquer coisa que vocês nunca experimentaram. Se vocês dois não gostarem, é um ótimo resultado também! Pois vocês tem mais algo em comum, não curte a mesma coisa... Agora eu vou dar uma opinião um bocado pessoal. Tenho muitos amigos q curtem RPG, e eles são um pouquinho cabeça dura sim. Querem uma menina que tenha um clã favorito no Vampiro e que eventualmente sopre os d-10 pra eles pra dar sorte. É o que eles conhecem de mais real, mais libertador, o que explica a sensação de "ofensa pessoal" que ele possa sentir. O negócio é respeitar mesmo, e deixar ele fazer algo que é tão importante pra ele. Boa sorte!

Caso 29: "Em 2005 e um pedacinho de 2006 tive um romance puramente sexual com um rapaz chamado Ricardo*. Era maravilhosa a nossa química na cama e demorei um certo tempo para esquecê-lo. Apesar de ser uma coisa puramente sexual, eu acabei me apegando, e por não ser correspondida, resolvei terminar. Perdemos o contato por escolha minha, pra eu conseguir esquecer e seguir em frente sem recaídas.
O tempo passou, conheci novas pessoas, entrei na faculdade, mudei de emprego, mudei de casa... e hoje em dia estou namorando um cara incrível, que me completa e me faz feliz, sem o qual eu não vivo, tudo lindo e maravilhoso, chamado Renan*. Vai fazer 2 anos que estamos juntos e o amo muito.
O problema é que o Ricardo* resolveu dar as caras novamente a uns meses atrás, e voltamos a conversar semanalmente por MSN, às vezes msg no celular e umas pouquíssimas ligações. Durante nossas conversas, obviamente a vida seguiu seu rumo... ele está namorando e resolveu pedir a menina em casamento, ela aceitou. Fiquei feliz por ele e tal... mas agora que ele vai casar, ele tenta me convencer a fazer uma despedida de solteiro particular, só eu e ele, como nos velhos tempos. Recuso desde a primeira vez que ele propôs, mas de tanto insistir e me fazer lembrar de como era gostoso o sexo com ele, acabei ficando "curiosa" pra saber se a química ainda existe... não gostaria de magoar meu atual namorado, não gostaria de descobrir que a química não mais existe, não gostaria de sentir a culpa por uma traição... mas ao mesmo tempo, estou bem excitada com a idéia do "remember" e já tive até alguns sonhos eróticos com o Ricardo*. Gente, me ajudem! Será mesmo que o risco vale a pena? Parece tão excitante... e tão errado ao mesmo tempo!"

Ah, daí vai que vc se apega de nooovo e o bofe vai pro altar? Eu não arriscaria um namoro-Bradesco (completo heheheheeh) por uma trepada boa.
Acho que a questão vai além disso, porque você está afim de "cair em tentação"? Será que o sexo não é tão bom com o seu atual e você quer provar pra você mesma que você é boa na coisa indo com o bofe da pegada? será que você não ta se sentindo com baixa auto-estima e quer usar isso pra dar um "up"? e no final, será que você vai ficar bem depois que o cara casar e você ficar com seu namorado sabendo que o traiu pra fazer um remember? ou é só uma forma de minar seu atual relacionamento?
Ai, uma coisa é o passado, a gente melhora um monte de coisa, não? O sexo é maravilhoso hoje, será que você se sentia assim antes? Você não se sentia mal por não ter os sentimentos correspondidos? Isso não te deixou mal a ponto de você se apegar e ter que terminar? Por que você quer reviver coisas de um passado que não existe mais? Se o sexo for bom, você vai sentir menos culpada? Eu tenho certeza que não. Eu acho que você via achar sarna pra se coçar, sonhos não significam nada, tá com tesão? Usa pra criar uma fantasia pro seu namorado. Eu acho que você ficar com esse cara de novo é desrespeitar você, seu namorado e até a noiva do cara, que não tem nada a ver com a história. Minha opinião? Xô tentação! Tira ele do MSN, do Orkut, do Gtalk! Por que provavelmente ele nem sente nada por você, quer saber só se ele consegue por questão de ego te dar uns pegas. Eu acho que se alguém quer me pegar, que seja por mim, não só pra aumentar ego ou pra por mais um pontinho na masculinidade dele! É fria!
Caso 30: "Oii,eu sou a Ju* e tenho 17 anos,adoro o blog, muito bem feito e pensado,me ajuda bastante :)
Bom,a minha historia é assim:tem um cara que conheço a uns bons anos (3 na verdade),ele tem 20 anos,mora aqui e tal,sempre conversamos no MSN e ele dá umas indiretas!um dia fui até o estudio onde ele trabalha(ele é fotografo) e ai quando abracei ele me despedindo ele pegou minha mão e foi soltando aos poucos...as indiretas no MSN e as diretas são muitas,ele fala coisas do tipo,garota que eu adoro e que me entende,me chama de linda,teve uma situação esses dias que eu estava com meu subnick que dizia:"procura-se namorado,1,80m,de 20 a 25 anos e que goste de feministas!" ai um carinha veio me dizer pra por ele na lista de pretendentes hehehe (claro que era só brincadeira minha neah) ai eu mostrei pra ele a conversa,ai ele disse:"baah põe meu nome nessa lista tbm!" ai eu disse: "homens! nunca perdem tempo --'",ai ele disse:poxa desculpa não era essa minha intenção,ai eu falei capaz foi nada é bom discontrair,ai ele disse:"mas não tem como não querer estar nessa lista,com todo respeito claro."
Ele é sempre super atencioso comigo e um amor de pessoa,mass ele é galinha,tipo namora em média uma garota a cada 2 meses,eu não sei se ele quer ser só meu amigo ou quer algo mais,e também obvio que não quero ser mais uma dessas garotas de 2 meses!minhas amigas dizem que eu sou diferente aos olhos dele pq eu não "me jogo" pra cima dele,trato ele como se fosse meu amigo.Detalhe:Ele já me convidou várias vezes pra sair,eu sempre dou bolo nele,tenho medo dele tentar algo e eu não resistir,me envolver e depois ele me largar como as outras!
PRECISO DE AJUDA, me ajudem meninass!
obrigada pela atenção,beijoo ;* "

Esse cara me deu a impressão de ser o típico xavequeiro! Se vc resolver se jogar, tenha em mente sempre que ele é o cara dos dois meses... e vc até pode ser feliz por dois meses, pode durar mais até... mas vc só vai saber tentando.
Ele pode até ser o "cara de 2 meses" e pode ser que se vocês tentarem algo não flua, mas não acho que você deva basear suas escolhar por essas "famas" e pre-julgamentos, acho que a única boa forma de fazer isso é se dar uma chance e dar uma chance com ele, talvez daqui a 2 meses você não aguente mais o cara e você que não queira, vai saber, né? Portanto, não deixe barreiras se você tem a vontade!
Eu também concordo com o Andreas. Por acaso a gente começa um relacionamento com garantias de duração, o que ele fará em momentos de crise, se ele vai ser bom de cama, bom namorado? Ele pode ser o galinha de 2 meses por que não achou a garota com a qual ele tivesse vontade de passar mais tempo. Eu acho que você tem que se arriscar, pensando que nesse papo de amor a gente tem poucas garantias. E uma delas é a de que não importa a queda, você sempre vai sobreviver e sempre terá pessoas amigas que te ajudarão em todo o processo! Seja num relacionamento de 2 meses, seja no de 2 ano! Boa sorte pra ti!

PS. Pra quem quiser participar dessa coluna e contribuir para o Divã, e nós do Divã tentarmos ajudar você também, envie seu caso/história/dúvida/angústia para nós no e-mail divarosachoque@gmail.com e nós analisaremos e postaremos assim que possível!! sempre sem identificação e sem expor alguém, mais detalhes veja mais sobre nossa coluna DEITANDO NO DIVÃ.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Diga me o que vestes...


... e eu lhe direi quem és. A sobrinha do Andreas Ribeiro fez aniversário esse sábado, mas a festa mesmo foi domingo. Não importa o que a gente falava pra menina, ela dizia que tinha três anos, mesmo dizendo que o aniversário dela era sábado. No dia da festa, todos os preparativos rolando e ela nada, ainda com três anos. Bolo de festa, presentes, bexigas em forma de cachorrinho e nada. Até a hora que ela aparece com roupa nova, toda bonitinha, gritando na sala: AGORA TENHO QUATRO ANOOOOOS!!!!

Quase morri de orgulho. Era um projeto de mulherzinha! Ela provou que a roupa faz a mulher desde a mais tenra idade. Mulher sabe que roupa é o primeiro passo para definir a personalidade da gente. Quer ser uma nova mulher: comprar roupas novas e novas combinações definitivamente faz parte do processo. Analisar o armário de uma pessoa pode ser revelador ao observar o processo de construção dela (uia, falei bonito, to parecendo até parte da parte psicolouca do Divã!)

Pois analise o armário de uma mulher tipo... eu. A presença de roupas bregas dada pela mãe significa apego pela família e medo da repressão dela unido ao desapontamento por você não usar o colete jeans com flor bordada. Já a calça que um dia serviu serve para lembrar de como o passado era bom e você servia na calça, era jovem e cheia de planos. A calça significa esperança de um dia retornar os antigos planos e diminuir nos cookies. A blusa liiinda mas socada no fundo do armário indica que ela foi dada por um antigo rolo, que agora está sofrendo uma desintoxicação, para você encontrar a roupa depois com uma cara de “Ooh, que blusa bonita, nem lembro quem me deu” e usar sem remorsos.

Já os tipos de organização que já passaram foram: organizar por limpas e sujas, com alta flexibilidade nesses conceitos (minha vida em tempos de tcc), jogadas pelo chão (TPM braba/emo), separada por função, como decotadas para arrasar, roupas de ir pra batizado de sobrinha (visão utilitarista da vida), separar entre roupas novas e velhas (fissura pelas roupas novas e lindas que arrombaram seu orçamento), separação por modelo (a mais comum, vida equilibrada e sem maiores emoções), separação por modelo, cor e índice de utilização de cada roupa (necessidade de controle, tédio, compulsão e outras fobias).

Enfim, acredito que os armários são bizarros, podem esconder esqueletos e terríveis blusas dadas por madrinhas. E são a melhor forma de fuçar na vida das pessoas e desenvolver teorias engraçadas para passar o tempo! E você, qual a sua teoria?

Beijos da Marie!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Pragas de Dezembro

Por Anna O. & Marie Curie

Você deve se perguntar a razão de todos os salões de cabeleireiros ficarem lotados em dezembro, né? A primeira hipótese levantada é a de que todo mundo quer ficar lindo e absoluto no fim de ano, com cabelo novo, bem pintado, com esses cortes desfiadinhos da moda. Ah, e todo mundo deve querer as unhas feitas e conservadas.
Mentira! O salão é praticamente um banho-de-sal-grosso pras mulheres estressadas, que passaram os outros 364 dias do ano ralando, trabalhando, tomando cafezinho atrás de cafezinho pra pararem em pé e exercerem bem suas funções no emprego, como mães, esposas, amigas, namoradas,filhas, blogueiras, estudantes, atletas, peruas, beberronas, nerds, periguetes, boas-moças, enfim... para suportarem duras semanas!
Você SÓ precisa dessa “passada” no salão porque novembro é um mês desgraçado. Tão desgraçado que deixa vestígios nas primeiras duas semanas de dezembro que, somados deixam qualquer lady super bagaceira! Explico: é mais ou menos um mês e meio em que a raiz do cabelo aparece, você passa esmaltes clarinhos (isso quaaando passa) ou deixa só a base mesmo... fazer sobrancelha, passar maquiagem nem pensar! Você vira a mulher que usa só o gloss e olhe lá, que pega roupa direto do varal e veste, que vira a melhor amiga da garrafa térmica e de diversos energéticos que zoam seu estômago.
De repente tudo termina. Você se lembra esperançosa que fim de ano promete umas festanças. Daí você se lembra desesperada que você se tornou o Hagar, a mulher-das-cavernas. Logo você marca manicure, pedicure, buço, sobrancelha, corte, hidratação, tingimento, depilação, tudo para o mesmo dia, que te deixa parecendo com um daqueles aviões que acabam de aterrissar com vários funcionários em volta dando uma recauchutada. Tem sensação melhor?


Mil desculpas aos leitores e leitoras desse rosado e querido blog. Estamos (todos) em época de provas, relatórios, projetos de TCC que nos dão pesadelos, mas ta acabando! Hauhaauahaua, em breve estaremos livres dos deveres acadêmicos e prontos para vadiar mais.